BANCO DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS E
PEDOLÓGICOS DO NORDESTE

O uso de informações sobre índices pluviométricos e características de solos, é imprescindível para se promover o desenvolvimento racional da agropecuária em qualquer região. Tais informações podem ser utilizadas, por exemplo, na classificação das terras de acordo com sua aptidão para diversas culturas, sob diferentes condições de manejo e uso de tecnologia, bem como na análise das necessidades de insumos e planejamento de irrigação. Entretanto, nem sempre se dispõe de um fácil acesso a essas informações, sobretudo na Região Nordeste do Brasil. Os dados disponíveis são apresentados na forma de textos, tabelas ou mapas, quase sempre em papel e, na maioria das vezes, em publicações já fora de edição. Neste contexto, este banco de dados tem como principal objetivo, facilitar o acesso, por parte de pesquisadores, agrônomos, estudantes e técnicos da área agrícola, a informações sobre índices pluviométricos e características dos solos dos municípios da Região Nordeste do Brasil.

Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico de dados sobre índices pluviométricos e solos da Região Nordeste. Em seguida, estes dados foram georreferenciados, com auxílio de um sistema de informações geográficas (SIG), e cruzados com malha municipal do Nordeste, obtendo-se, assim, todas as informações divididas por município. Por fim, estes dados foram modelados e organizados em um banco de dados com fácil acesso, via Internet, a toda a comunidade que tenha interesse neste tipo de informação.

As principais fontes de dados utilizadas neste trabalho, foram as séries de dados pluviométricos da SUDENE e os levantamentos exploratórios e reconhecimento de solos dos estados de Nordeste.