A Embrapa Agroindústria Tropical promove, nesta quarta-feira, dia 8, uma aula prática para 34 estudantes do curso técnico em Agroindústria do Instituto Centec-EEEP Júlia Giffoni. O tema da formação é "Processamento de polpa de noni: seleção, sanitização, despolpamento e envase". A aula ocorrerá no Laboratório de Processos Agroindustriais, reinaugurado em fevereiro passado.
A pesquisadora Ingrid de Moraes coordenará o curso juntamente com a professora do Instituto Centec, Dármia Lemos. A engenheira de alimentos Adna Girão, da Embrapa Agroindústria Tropical, e a professora Dármia Lemos serão as instrutoras.
A nova estrutura do Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa Agroindústria Tropical conta com instalações, equipamentos e recursos humanos capazes de suprirem demandas de pesquisa e desenvolvimento, além de parceria em projetos de extensão tecnológica e apoio ao ensino técnico. O modelo multiusuário da nova estrutura do laboratório, tem como um de seus objetivos, promover a cooperação com empresas e centros de ensino, pesquisa e extensão.
Segundo a pesquisadora Ingrid de Moraes, a parceria com a coordenação do Curso Técnico em Agroindústria do Instituto Centec de Fortaleza - para a realização de algumas aulas práticas relativas a processamento de frutas e hortaliças - poderá será bastante salutar para ambas instituições, fortalecendo os laços entre pesquisa e ensino.