Agroindústria é sinônimo de agregação de valor, de adequação de matérias-primas, de preservação e segurança dos alimentos, de desenvolvimento de processos e produtos, de construção e aperfeiçoamento de modelos de gestão, de conveniência no consumo, e de sistemas de produção construídos em bases sustentáveis.
Nesse contexto, a Embrapa Agroindústria Tropical está permanentemente buscando se antecipar às mudanças para cumprir o seu papel de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável da agroindústria tropical. Ela pratica o enfoque de demanda compartilhando com parceiros e a sociedade em geral a contextualização do ambiente externo e a identificação e priorização de demandas. A abordagem sistêmica promove a ampliação do recorte analítico das cadeias produtivas de modo a permitir a seleção de pontos passíveis de esforço de pesquisa, no sentido do aprimoramento competitivo do sistema produtivo.
A disponibilidade de uma equipe técnico-científica formada por especialistas ao longo de toda a cadeia produtiva, a maioria com título de doutorado no Brasil ou no Exterior, constitui a base, juntamente com seus laboratórios, para o estabelecimento de parcerias direcionadas para solução de problemas que atingem a agroindústria.
Com esse espírito de aglutinação e de participação é que a Embrapa Agroindústria Tropical tem apresentado para o engrandecimento do Brasil e para a melhoria de vida do seu povo.