O Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa, o Proeta, entrou em uma nova fase, com o encerramento do processo de regionalização. Com isso, a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), coordenadora regional do Proeta no Nordeste, passa a coordenar as ações do programa nas seguintes Unidades: Meio Norte (Teresina-PI), Caprinos (Sobral-CE), Semi-Árido (Petrolina-PE), Algodão (Campina Grande-PB), Tabuleiros Costeiros (Sergipe-SE) e Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA).
A Embrapa Gado de Leite (Região Sudeste), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Região Centro-Oeste), a Embrapa Amazônia Oriental (Região Norte) e a Embrapa Suínos e Aves (Região Sul) são as outras quatro coordenadoras regionais do Proeta.
A coordenação e supervisão técnica-operacional do programa está a cargo da Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT). Atualmente há 22 convênios firmados com incubadoras parceiras de todo o País, sete empresas pré-selecionadas, 10 incubadas e uma graduada com tecnologias da Embrapa.
Para marcar essa nova etapa de regionalização, o programa passa a contar com um novo site (www.sct.embrapa.br/proeta), que funcionará como um espaço para troca de conhecimentos e contatos entre os integrantes do programa e seu público de interesse. O novo endereço virtual trará notícias, editais, portfólio de tecnologias e informações sobre como participar do processo de incubação.
Criado em 2001, o Proeta busca criar meios para facilitar o processo de transferência de tecnologias desenvolvidas pelas Unidades para empresas de bases tecnológicas que venham a desenvolvê-las e comercializá-las. O Programa resulta de uma carta convênio assinada pela Embrapa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin).

Proeta
Genésio Vasconcelos
Telefones: (85) 3391.7144
E-mail: genesio@cnpat.embrapa.br

Ricardo Moura (DRT 1681CE JP)
Teresa Barroso (DRT 812CE JP)
Contatos: (85) 3391-7116 e (85) 3391.7117
E-mails: ricardo@cnpat.embrapa.br e teresa@cnpat.embrapa.br