Esta semana o Dia de Campo na TV fala sobre a produção de queijo de coalho. O programa será reapresentado no próximo domingo, 2 de novembro, às 8h, no horário de Brasília, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica).

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A produção rural de queijos, como o queijo de coalho, participa consideravelmente na economia dos estados do Nordeste, sendo significativa na formação de renda dos produtores de leite, em especial daqueles que não têm acesso às usinas de beneficiamento.

Embora a legislação brasileira estabeleça que o leite utilizado na fabricação de queijos deva ser submetido à pasteurização ou a tratamento térmico equivalente, na maioria dos casos isso não acontece.

A pasteurização destrói a microbiota natural do leite, responsável pelas características organolépticas do queijo. Além disso, o uso de fermento lático comercial em queijos fabricados a partir de leite pasteurizado resulta na perda das características típicas dos diversos tipos de queijos, quando comparados aos produtos fabricados a partir de leite cru.

Selecionar cepas que sejam parte da microbiota presente no leite cru e nos queijos artesanais, de modo a obter fermentos láticos especificamente preparados para adição ao leite tratado termicamente tem sido uma opção para minimizar o problema.

Nesse sentido, a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu algumas ações, a partir do projeto “Desenvolvimento e adequação de tecnologias, práticas e processos para agregação de valor e preservação de identidade de queijos regionais, visando sua certificação”, financiado pelo PRODETAB, que enfocou aspectos como isolamento de bactérias ácido-láticas de queijos; caracterização da diversidade da microbiota lática; determinação das propriedades tecnológicas dos isolados; identificação bioquímica dos microrganismos e seleção de bactérias com potencial para serem utilizadas na elaboração de fermento lático para queijos de coalho. Mais detalhes você conhecerá no Dia de Campo na TV.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O público pode participar de forma interativa. As dúvidas sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/


Mais informações:

Embrapa Agroindústria Tropical
www.cnpat.embrapa.br
Teresa Barroso (DRT 812CE JP)
Telefone: (85) 3391-7100
E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: macau@sct.embrapa.br