Mais uma empresa passa a integrar o programa de incubação de agronegócios da Embrapa, o Proeta. A Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (Copasa) teve aprovado seu plano de negócios para a tecnologia de maturação e defumação de queijo de coalho caprino e, agora, deverá contar com o apoio das duas unidades da Embrapa no Ceará: a Agroindústria Tropical (Fortaleza) e a Caprinos (Sobral).
Os próximos passos para a concretização do acordo são a assinatura do contrato de incubação com a Incubadora de Empresas do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão do Cabugi (Ineagro-Cabugi), de Lajes-RN, e com a Embrapa Agroindústria Tropical, coordenadora do Proeta no Nordeste. A Copasa terá, em um período de 2 a 3 anos, dois tipos de capacitações. A primeira será voltada para a área de gestão do negócio. A segunda, por sua vez, destina-se à transferência de tecnologia de maturação e defumação do queijo coalho caprino, processo desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Caprinos. Mais que repassar uma nova tecnologia, o objetivo do programa é assegurar a longevidade das empresas incubadas no mercado.
Na avaliação de Genésio Vasconcelos, analista do Proeta, alguns bons resultados já estão sendo obtidos. "Com o programa, a Embrapa pode transferir suas tecnologias de uma forma mais segura, do ponto de vista mercadológico. Além disso, a Embrapa colabora ainda para o surgimento de novas pequenas e micro empresas. O aumento das pesquisas que se transformam em negócios favorece o comércio e a geração de emprego e renda", explica.
Em 2005, o Proeta da Embrapa Agroindústria Tropical lançou seu primeiro edital. Dois anos depois, o programa iniciou sua regionalização com a participação das demais unidades da Embrapa do Nordeste. Atualmente, existem cinco empresas incubadas e uma empresa graduada, a Panflora. Além da Copasa, há três empresas pré-incubadas, ou seja, que já foram aceitas no processo seletivo e estão em fase de elaboração de contratos para entrar no programa. O Proeta prorrogou o prazo de recebimento de propostas para o terceiro processo seletivo do edital 2008, que agora passa a receber as propostas até o dia 2 de outubro. Para mais informações, acesse o site www.cnpat.embrapa.br/proeta/edital.

Contatos:

Proeta
www.cnpat.embrapa.br/proeta
Telefones: (85) 3391.7144 e (85) 3391.7143
E-mail: genesio@cnpat.embrapa.br e joselito@cnpat.embrapa.br