O lançamento do Projeto Caju, que acontece dia 1º de outubro, em Fortaleza, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, vai incorporar o produto no Programa Cozinha Brasil em quatro estados do Nordeste – Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Na mesma data, o Serviço Social da Indústria (SESI), coordenador do Programa, assina um contrato de copperação técnica para o desenvolvimento do projeto “Transferência de Tecnologias para Agroindústria do Pedúnculo do Caju e Outras Fruteiras com Suporte de Unidade Móvel de Processamento de Frutas” com a Embrapa Agroindústria Tropical.
Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, Vitor Hugo de Oliveira, a unidade móvel de processamento de frutas tem o objetivo de desenvolver ações de transferência de tecnologia por meio da disseminação de processos de aproveitamento de frutas tropicais, capacitando pequenos e médios produtores, associações e empreendimentos agroindustriais.
A idéia do projeto é que a unidade móvel possa percorrer os principais pólos produtores de frutas nos estados da Região Nordeste, levando o acervo de conhecimentos e tecnologias disponíveis nos centros de pesquisa, universidades e centros tecnológicos. “Já existe um estoque considerável de resultados de pesquisa adequados para aumentar o aproveitamento das principais fruteiras tropicais do Nordeste. Com a unidade móvel, será possível motivar os pequenos e médios produtores a incorporar essas inovações tecnológicas no processo produtivo do setor agroindustrial”, analisa Vitor Hugo.
O projeto, orçado em cerca de R$ 680 mil, prevê a construção de uma unidade móvel equipada para realizar o processamento de diversas espécies de frutas, além de elaboração de manuais técnicos para a capacitação de multiplicadores. Também consta no termo de compromisso a ser assinado pelas duas instituições a realização de 60 cursos teóricos e práticos para pequenos e médios produtores e empreendedores nos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Durante o evento, a Embrapa Agroindústria Tropical fará a doação de 150 mudas de cajueiro-anão precoce aos participantes. Na ocasião, também será plantada uma das mudas para simbolizar o lançamento do Projeto Caju SESI Cozinha Brasil.
Serviço:
Evento: Assinatura do termo de compromisso Sesi/Embrapa para projeto de transferência de tecnologia
Data: 01/10/07
Horário: 11h30
Local: Salão aberto da cobertura da Fiec
Endereço: Av. Barão de Studart, 1.980